Notícias Videosoft

Home Notícias Videosoft O que é e como funciona um totem de autoatendimento?

O que é e como funciona um totem de autoatendimento?

08.03.21

Você já sabe o que é um totem de autoatendimento? Um totem traz melhorias a diversos segmentos, como food, saúde, varejo, entre outros. Mas, e como funciona o totem de autoatendimento na prática?

Neste texto, explicamos apresentamos como eles funcionam, alguns exemplos de interações de clientes com os totens, e lembramos os benefícios que a implantação deste sistema pode trazer à sua empresa, . 

Na Videosoft, o autoatendimento é feito através da criação de hardware e software personalizados, que atendem às necessidades das empresas, independente do porte ou segmento em que atuam.

O que é autoatendimento?

Como o nome sugere, autoatendimento se refere a “atender a si próprio”. Ou seja, é quando um cliente tem autonomia para solucionar suas próprias solicitações sem a necessidade de interagir com um funcionário. Pode ser, por exemplo, reservar seu lugar na fila, pedir um lanche em um restaurante, ou responder a uma pesquisa de satisfação em uma loja.

Existem diversas ferramentas de autoatendimento disponíveis no mercado. Por exemplo: os robôs que nos atendem quando ligamos para uma companhia telefônica; ou os chatbots que estão disponíveis para responder nossas solicitações simples quando visitamos serviços em algum site.

Na Videosoft, desenvolvemos terminais de autoatendimento. Mesmo que não saiba o que é, certamente você já viu um deles por aí: são os totens – aquelas máquinas com uma tela touch screen que estão em shoppings, bancos, supermercados, aeroportos, entre outros locais.

Como funciona um terminal de autoatendimento?

Por meio desses terminais, o cliente pode acessar serviços com mais agilidade, sem precisar do atendimento de funcionários. Assim, ele realiza solicitações a partir de uma interface personalizada, interativa, e simples de usar. 

Por exemplo, em um sistema de gerenciamento de filas, o cliente seleciona qual tipo de atendimento deseja, imprime sua senha, e acompanha a fila através de monitores que informam o andamento dos atendimentos.

Já em uma rede de restaurantes, ele pode fazer seu pedido diretamente no totem. Ele seleciona quais itens deseja, incluindo adicionais, realiza o pagamento, e aguarda até que o lanche esteja pronto.

Para implantar os totens, é necessária conexão com a energia e internet. Eles são compatíveis com periféricos como impressoras ou máquinas de cartão, e podem ser integrados a outros sistemas de sua empresa, para oferecer ainda mais vantagens.

Por que usar um totem de autoatendimento?

Existem diversas vantagens em utilizar um sistema de autoatendimento. Entre os principais estão:

  • Redução de custos
  • Atendimento ágil
  • Atendimento sem contato
  • Disponibilidade integral
  • Autonomia para o cliente
  • Experiências diferenciadas de compra
  • Otimização de esforços da equipe
  • Redução de filas

Sua empresa já investiu nesta tecnologia?

Agora que você já sabe o que é um totem de autoatendimento, e como os consumidores se relacionam com ele: já se perguntou o que um terminal pode fazer pela sua empresa? Existem ferramentas criadas para atender a diversas necessidades, como por exemplo:

  • Realizar pedidos
  • Responder pesquisas de satisfação
  • Gerar senhas e fazer gerenciamento de filas
  • Realizar checkout

Na Videosoft, cada tela – e cada totem – são personalizados para refletir a marca e personalidade de sua empresa. Confira os materiais do nosso blog e considere implantar a tecnologia para elevar o nível de satisfação de seus clientes!