Notícias Videosoft

Home Notícias Videosoft Como reduzir custos do seu restaurante? Investindo em tecnologia!

Como reduzir custos do seu restaurante? Investindo em tecnologia!

22.02.21

Durante um período de crise, reduzir custos de seu restaurante ou bar tornou-se um desafio para gestores. Afinal, o “novo normal” exige adaptação. Mas, a boa notícia é que existe uma ampla variedade de soluções tecnológicas para otimizar processos, reduzir gastos e aumentar a produtividade.

Por isso, se você se pergunta frequentemente “como posso reduzir custos no meu restaurante?”, confira algumas ações que você pode fazer para superar a crise, e saiba como a tecnologia pode te ajudar em cada uma delas.

Controle seu estoque e evite desperdícios

Diminuir o desperdício de alimentos é uma excelente maneira de reduzir custos em seu restaurante. Portanto, você deve desenvolver técnicas para garantir máximo aproveitamento de recursos.

Para isso, um dos pontos mais importantes é ter o estoque sob controle. Ou seja, monitorar a data de entrada e saída de insumos, manter um inventário atualizado, e consultá-lo antes de fazer as compras.

Estes são outros exemplos de boas práticas:

  • Identificar quais são os desperdícios, e utilizar dados para definir as próximas compras;
  • Melhorar o atendimento para evitar pedidos anotados errados;
  • Reaproveitar partes de alimentos como talos, raízes ou ossos, quando possível.

Otimize os esforços de sua equipe

Para otimizar os custos de seu restaurante, você precisa de uma equipe qualificada, motivada, e rendendo 100%. Desse modo, precisa investir em um ambiente de trabalho agradável, com instalações e processos que facilitem o cotidiano. Por isso, vale a pena se atentar para:

  • Estratégias para motivação da equipe
  • Definição de processos e metas
  • Automatização de processos

São estratégias válidas para atendimento, cozinha e gestão, entre outras áreas – é importante pensar em seu negócio como uma máquina que precisa de todas as engrenagens girando em conjunto.

Dinamize o atendimento

A experiência do consumidor é um ponto fundamental para reduzir custos do seu restaurante. Isso porque trata-se de uma porta para maior faturamento, já que você pode incentivar seus clientes a comprarem mais. Algumas opções são:

  • Incentive a interação entre cliente e restaurante
  • Crie cardápios personalizados
  • Apresente menus interativos
  • Ouça o feedback e melhore de acordo

Aqui, vale usar toda a sua criatividade para encantar seus clientes e fazer com que eles se sintam únicos! 

Use a tecnologia para reduzir custos

Todas as ações que sugerimos aqui podem ser feitas sem o apoio da tecnologia, mas com esse investimento, sem dúvidas a tarefa fica mais simples e econômica. Terminais de autoatendimento, por exemplo, auxiliam não apenas nas melhorias no estoque, como também no atendimento e no aumento de produtividade.

Isto porque eles diminuem os erros na cozinha, já que o cliente faz o pedido por conta própria. Além disso, automatiza o primeiro contato, o que permite a realocação de funcionários responsáveis por atendimentos, melhorando o aproveitamento da equipe como um todo. E, ao mesmo tempo, criam um ambiente mais atrativo para o seu consumidor, que pode fazer as compras sem contato (e sem preocupações!)

Além disso, totens de autoatendimento e softwares especializados no segmento food aumentam as vendas, graças às experiências interativas que proporcionam. Notadamente, o ticket médio é maior, e crescem também as vendas de adicionais em estabelecimentos onde o cliente tem autonomia para realizar o pedido.

Por estas razões, a Videosoft acredita que a tecnologia é a solução para reduzir custos em seus restaurantes. Somos especialistas em soluções de autoatendimento com qualidade, resultados comprovados, e excelente custo-benefício!